É na infância e na adolescência que ocorre o desenvolvimento do indivíduo. Por isso, desde cedo, é fundamental que a criança aprenda a reconhecer e lidar com suas emoções e a desenvolver habilidades sociais.
Muitos dos distúrbios emocionais enfrentados na vida adulta têm sua raiz na infância ou adolescência. Por essa razão, é tão importante iniciar a psicoterapia ainda na infância/adolescência para prevenção e melhor qualidade de vida tanto na fase atual quanto na adulta.
A Terapia Cognitiva Comportamental é uma abordagem de psicoterapia focada no momento atual da criança/adolescente. Essa metodologia, baseada em evidências, utiliza estratégias cognitivas, emocionais e comportamentais para aliviar o sofrimento e mudar a forma como a criança/adolescente pensa e enxerga o mundo.
No processo da TCC, o paciente é estimulado a entender como ele percebe e interpreta o mundo. Esta visão é influenciada pelos esquemas que moldam os comportamentos, ideias e pensamentos, estabelecendo um padrão cognitivo que pode ser alvo de intervenção.
A TCC é recomendada para crianças, adolescentes e adultos no tratamento de diferentes transtornos emocionais e psicológicos, tais como ansiedade, fobias, depressão e transtorno obsessivo-compulsivo (TOC), além de desajustes comportamentais devido a lutos e traumas.
A intervenção em crianças/adolescentes proporciona diversos benefícios, incluindo:
O treinamento de pais, desenvolvido pelo psicólogo, é imprescindível para a evolução da criança e do adolescente, auxiliando no fortalecimento das habilidades aprendidas e na promoção de um ambiente familiar mais saudável e colaborativo.